A alimentação é um dos pilares para o bom funcionamento do corpo, quando feita de maneira balanceada e equilibrada ela pode prevenir deficiências nutricionais e ainda melhora as defesas do organismo o protegendo contra doenças infecciosas. Uma pessoa bem nutrida, com uma dieta a base de frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais, proteínas e gorduras de boa qualidade está mais preparada para enfrentar gripes e infecções no geral. Os nutrientes essenciais são fornecidos pelos alimentos que ingerimos. Estes dividem-se em três grandes grupos, dependendo da função que desempenham no nosso corpo.

• Alimentos construtores: São responsáveis pela renovação e construção de tecidos que se desgastam com o funcionamento diário. São ricos em proteínas e sais minerais (leite e derivados, carne, peixe, ovos).

• Alimentos energéticos: são fundamentais para fornecer a energia que necessitamos em todas as nossas atividades, incluindo quando dormimos. São indispensáveis ao nosso organismo e estão presentes em alimentos como o pão, os frutos secos, os legumes, a massa, o arroz, etc.

• Alimentos reguladores: contribuem para que o organismo funcione corretamente e se mantenha saudável. As vitaminas, sais minerais e água presentes nos alimentos como o leite, verduras e fruta, encontram-se neste grupo. As dietas devem ainda ser variadas, não só para evitar a monotonia, como para garantir que fornecemos ao nosso corpo todos os nutrientes de que precisa para se manter saudável e que se encontram presentes numa grande diversidade de alimentos.