O Câncer do Sistema Nervoso Central (SNC) é um termo generalizado utilizado para descrever muitos tipos de tumores que se iniciam no cérebro, cerebelo, ponte, bulbo e medula espinhal. A maior parte dos tumores do SNC ocorre no cérebro (neoplasias cerebrais) e são secundários, isto é, se originam em outras partes do corpo e atingem o parênquima cerebral (metástases). Tumores em diferentes áreas do SNC podem ser tratados de formas diferentes. Tumores cerebrais primários são tumores que começam no cérebro, e podem se originar de diferentes tipos de células ou tecidos.
Aproximadamente 80% dos tumores de SNC ocorrem na primeira década de vida, o que corresponde ao primeiro pico de incidência. De uma maneira geral, o risco diminui à medida que a idade avança até um segundo pico de incidência no final da idade adulta, entre sétima e oitava década de vida.
A apresentação clínica dos tumores de SNC depende da localização do tumor, de seu tipo histológico (tecido que originou tumor), da idade da criança e de seu desenvolvimento neurológico.
Fonte: Oncoguia e HCRP