Segundo Dia- 16/02/18- Head and Neck Cancers Symposium
Infelizmente não conseguimos resolver os problemas relativos à edição de vídeos, então apenas haverá a cobertura escrita.
Sessão Geral IV- Laringe
Nesta sessão tivemos três apresentações, sendo a primeira apresentada pela Dra. Wendy Hara, da Stanford University, dissertando sobre a preservação de laringe, e como escolher os pacientes elegíveis para esta terapêutica, mantendo-a funcional em casos de câncer avançado.
A segunda apresentação foi feira pela Dra. Barbara Ann Burtness, do Yale Cancer Center, palestrando sobre terapias sistêmicas no tratamento do câncer de laringe.
A terceira apresentação foi feita por Mihir Patel, dissertando sobre cirurgia minimamente invasiva no tratamento do câncer laríngeo.
Keynote II- Novo Estadiamento AJCC/IUCC
O Dr. Brian O’Sullivan apresentou como foi realizada a revisão do estadiamento AJCC para tumores de cabeça e pescoço. Apresentou já uma correção que deve ser realizada nos manuais para o estadiamento cervical de pacientes com câncer de cabeça e pescoço não viral.
Sessão Geral V- Glândulas Salivares e Tireóide
Quatro palestras apresentadas, com o Dr. Raja Seethala realizando uma revisão sobre a patologia destes tumores, Dra. Sue Yom apresentando nuances da utilização da radioterapia em tumores de glândulas salivares e de tireóide, Dra. Nicole Chau mostrando o papel da terapia alvo molecular no câncer de glândulas salivares e o Dr. Herbert Chen falando sobre os marcadores moleculares disponíveis no mercado para guiar a decisão terapêutica cirúrgica nos casos de câncer de tireóide.
Sessão de Sumários Orais
Um total de 9 ensaios foram apresentados, sendo na minha opinião o maior destaque o estudo CACTUX.
Pesquisa de DNA de HPV 16 como biomarcador de desfecho em pacientes com Carcinoma de Células Escamosas de Orofaringe HPV +
Ensaio ainda incipiente, com resultados dúbios, da University of North Carolina sobre como a pesquisa de DNA circulante de HPV como marcador para controle da doença.
Estudo UPCC 28313
Estudo animador sobre a utilização de Cabozantinib, fármaco inibidor de quinases c-Met e VEGFR, em 35 pacientes com câncer de tireóide metastático bem diferenciado refratário ao tratamento com iodo radioativo, alcançando benefício clínico em 80% dos pacientes, com sobrevida livre de progressão em 1 ano de 64% dos casos, com perfil de toxicidade tolerável.
Estudo CACTUX
Resultado preliminar com 32 pacientes de 70 que deverão ser recrutados, com câncer de cabeça e pescoço metastático ou com recidiva não ressecável em um sítio já irradiado, que receberam então terapia baseada em Platina (Cisplatina ou Carboplatina) + Cetuximab + nab-paclitaxel.
Os resultados alcançados até então são animadores, com sobrevida melhor quando comparado ao esquema EXTREME.
Impacto negativo da demora do Início da Radioterapia Adjuvante em Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço Operados
Análise do National Cancer Database, com 25.216 pacientes, demonstrando que atrasos no início da radioterapia em mais que 42 dias impactam a sobrevida dos pacientes. Uma vez que foram utilizados dados retrospectivos no NCI podem existir viéses.
Uso do corante Panitumumab-IRDye800CW como agente óptico para auxiliar a ressecção em pacientes com tumores de cabeça e pescoço.
Estudo ainda inicial, de validação, utilizando corante anti-EGFR a fim de auxiliar a exérese dos tumores, tentando obter maior negatividade de margens.
Análise de DNA circulante sérico em pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço Recidivado ou Metastático
Estudo tentando estabelecer correlação das mutações do DNA tumoral circulante com desfecho clínico destes pacientes, através do teste comercialmente disponível chamado Guardadt360.
A maior parte das mutações encontradas ofereceram possibilidades de tratamento aos pacientes.
Estrutura do HPV e sua integração impactam o perfil genômico do carcinoma de células escamosas de orofaringe HPV+
Estudo pequeno da Washington University sobre a estrutura do HPV, notando que a mesma é complexa, estando o HPV episomal relacionado ao tabagismo e que a carga e HPV se correlaciona com sobrevida.
Sequenciamento de toda sequência de exoma de carcinomas de pele agressivos.
Análise do exoma de 21 peças cirúrgicas de carcinomas de pele agressivos, sendo identificadas mutações somáticas envolvidas na gênese deste tumor.
Papel da Galectina-1 na evasão imune nos cânceres de cabeça e pescoço através da supressão do recrutamento de células T ao tumor.
Estudo não clínico sobre como os níveis de Gal-1 nos tumores se correlacionam com agressividade tumoral, e de como a sua supressão pode ser um meio para tratamento direto e para melhorar a ação de agentes anti-PD1.
Breakout Session- Survivorship , Efeitos Colaterais Agudos e Crônicos
Três ótimas apresentações sobre o manejo de complicações decorrentes do tratamento, sendo a primeira sobre problemas orais no paciente irradiado, a segunda sobre acompanhamento e manejo de efeitos tardios da irradiação, e a terceira sobre o manejo da mucosite decorrente do tratamento.
Tumor Board- Casos Avançados
Discussão sobre o manejo de diversos casos avançados de câncer de cabeça e pescoço.